• question_answerinfo@active.com
  • perm_phone_msg+(012) 345 6789

NOTÍCIAS

EduMar na Estufa Fria de Lisboa

Apresentação dos recursos pedagógicos para a Literacia do Oceano




A APLM, Associação Portuguesa do Lixo Marinho, convida o público dos 4 aos 94 anos a experimentar os jogos didáticos e cooperativos do projeto EduMar, nos dias 23 e 27 de março de 2022, na Estufa Fria de Lisboa. Estas atividades gratuitas estão sujeitas a inscrição prévia. Dia 23 de março destina-se a entidades públicas e privadas e dia 27 de março ao público, em geral.

Nos eventos do EduMar, a 23 de março, das 14h30 às 17h00, e a 27 de março, das 10h às 16h, os participantes vão poder experimentar os 4 jogos e 1 pedipaper. Os jogos EduMar são: «Salvar os animais» (4-6 anos), «Aventuras pelo Mar» (6-10 anos), «Mar Limpo» (10-14 anos) e «Centro de Cooperação para o Oceano» (a partir dos 14 anos). O Pedipaper «Mergulhar para Conhecer» pode ser adaptado às escolas e espaços que o requisitem.

O projeto ‘EduMar, conhecer para cuidar’ tem como objetivo promover a Literacia do Oceano e incentivar a responsabilidade individual e coletiva para agir em prol do Oceano, através da criação de jogos educativos e cooperativos. O projeto também concebeu formação acreditada para professores e para pessoal não docente, atividades que podem ser igualmente requisitadas pelas escolas e entidades interessadas. A plasticidade destas ações adapta-se a diferentes públicos e circunstâncias, dando resposta a situações caso a caso, o que constitui uma característica das ofertas da APLM.

O ‘EduMar - Conhecer para Cuidar’, é um projeto promovido pela APLM, Associação Portuguesa do Lixo Marinho, com o envolvimento de duas Escolas Azuis – Externato Cooperativo da Benedita e Colégio Valsassina, escolas parceiras do projeto, e financiado pelo EeaGrants 2014-2021 – Programa Crescimento Azul.

O site do EduMar está no ar!

O site do projeto EduMar, conhecer para cuidar, já está online.
O Edumar concebe recursos pedagógicos para a Literacia do Oceano cocriados por alunos de vários níveis de ensino e destinados aos seus pares. Através do site e das redes sociais é possível acompanhar a construção de jogos cooperativos, obter inspiração nos projetos de sensibilização através da arte, realizados nas instituições de ensino parceiras, e conhecer as ações presenciais, os cursos de formação e as palestras científicas.
Consulte o site em: http://www.aplm-edumar.org/index.html.

O projeto teve início no final de Janeiro de 2021 e decorre durante um ano.
Destina-se à comunidade escolar, abrangendo os alunos da educação pré-escolar ao ensino secundário, professores e auxiliares de ação educativa. Promove uma relação cívica com o Oceano, privilegiando a arte e a formação como veículo de sensibilização. Incentiva a responsabilidade individual e coletiva para a ação em prol do Oceano.

O site do projeto EduMar divulgará em breve mais informação sobre os jogos cooperativos e como poderão estes ser dinamizados nas escolas interessadas.
No site serão igualmente divulgadas duas ações de formação, uma para professores e outra para auxiliares de ação educativa.
E a realização de palestras científicas sobre o Lixo Marinho e a Proteção do Oceano.

O EduMar, conhecer para cuidar, é um projeto promovido pela APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, com o envolvimento de duas Escolas Azuis – Externato Cooperativo da Benedita e Colégio Valsassina, escolas parceiras do projeto, e financiado pelo EeaGrants 2014-2021 – Programa Crescimento Azul."

Arte

EduMar - conhecer para cuidar
Novo projeto da APLM para a Literacia do Oceano

O EduMar desenvolve ferramentas pedagógicas e recorre às artes como veículo de aprendizagem.
É um projeto que promove o conhecimento sobre o oceano e potencia a mudança de comportamentos.
É dirigido aos alunos do pré-escolar ao secundário, a educadores e à comunidade envolvente.
Concebe ações de educação ambiental e, em conjunto com os alunos, cria quatro jogos didáticos e cooperativos.
Dinamiza palestras científicas e concebe dois cursos de formação, um para professores e outro para auxiliares de ação educativa.
Teve início em finais de Janeiro de 2020 e decorrerá durante um ano.
É desenvolvido pela APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, em parceria com duas Escolas Azuis - Externato Cooperativo da Benedita e Colégio Valsassina.
É financiado pelo Programa EEA Grants Portugal - Crescimento Azul.

Arte